Meio Ambiente

 Ministério Público vai promover evento “Tutela da flora: aspectos práticos”

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realiza, no dia 18 de novembro, às 18h, o evento “Tutela da Flora: Aspectos Práticos”, no Parque de Exposição de São Francisco de Assis, na saída da Vila Kraemer. A iniciativa conta com apoio do Sindicato Rural, da OAB – Subseção São Francisco de Assis e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O objetivo é  conscientizar agricultores e produtores rurais sobre a necessidade de cumprir a legislação ambiental, especialmente no que diz respeito à supressão de vegetação nativa da Mata Atlântica e áreas de transição com o bioma Pampa.  

Conforme a promotora de Justiça Carolina Reinheimer, a região, marcada pela forte atividade agrícola, registra elevado número de procedimentos relacionados a desmatamento irregular, muitos deles envolvendo pequenos produtores que alegam desconhecimento das normas.

 Durante a programação, especialistas do MPRS e da FEPAM vão explicar como funcionam os alertas do MapBiomas, os requisitos e possibilidades de licenciamento para supressão de vegetação e conversão de campo nativo, além de abordar a responsabilidade civil e penal ambiental. A proposta é esclarecer dúvidas, prevenir infrações e promover práticas sustentáveis, evitando sanções e garantindo a preservação da biodiversidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Meio Ambiente

As inscrições vão até o dia 17 de outubro e devem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Social

Meio Ambiente

O mês de setembro, como é uma época boa para o plantio, a Secretaria do Meio Ambiente aproveitou a Semana Farroupilha para fazer a...

Meio Ambiente

Para marcar o início da Semana Farroupilha e celebrar o Dia da Árvore (21), foram plantadas 30 mudas de árvores nativas na sede campestre...

Geral

Ecossistema nasceu como um movimento coletivo de lideranças locais que entenderam que inovação não se faz isoladamente

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile