A segunda edição do levantamento de nomes mais frequentes no Brasil foi publicada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Rio Grande do Sul, os primeiros nomes mais frequentes são Maria (mulheres) e João (homens). Já na relação dos sobrenomes, o que mais aparece é o Silva.
De acordo com o IBGE, Maria é o nome de 323.476 pessoas, o equivalente a 2,97% da população gaúcha. A idade média das “Marias” é de 58 anos.
O nome Maria está comumente associado a uma derivação do hebraico Miriam, que significa “vidente” ou “senhora soberana”, mas outras possibilidades etimológicas são consideradas, como de que o nome tenha se originado a partir do sânscrito “Maryáh”, significando “virgindade”, “pureza”; ou ainda ter raiz egípcia “mry”, que significa “amada”.
Na ala masculina, João lidera como primeiro nome, presente na vida de 166.805 pessoas, o equivalente a 1,53% da população do Rio Grande do Sul. A idade média dos “Joões” é de 37 anos.
O significado do nome João tem origem no hebraico Yohanan, que quer dizer ”a graça de Deus”, ”agraciado por Deus”. O nome originou-se da junção dos elementos linguísticos Yo, referindo-se a Deus, e Hanan, que significa graça.
