O documentário “Darcy Fagundes: meu famoso pai desconhecido” terá pré-estreia nesta terça-feira, (16), a partir das 18h, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. O filme resgata a trajetória do ator, declamador e radialista Darcy Fagundes que comandou, por 15 anos, o histórico programa “Grande Rodeio Coringa” na Rádio Farroupilha.
Lançado na década de 1950, o programa foi o primeiro do Rio Grande do Sul realizado em auditório e tornou-se líder de audiência entre as atrações dedicadas à cultura regional. A cada domingo, ajudava a impulsionar o então nascente movimento tradicionalista e serviu, ainda, de palco para a revelação de músicos, declamadores e poetas que hoje são referências na cultura e nas artes do Estado.
Um olhar íntimo e histórico
Dirigido pela jornalista Luciane Fagundes, filha do artista, o documentário apresenta um retrato afetivo e, ao mesmo tempo, histórico de Darcy. Durante o processo de produção, Luciane descobriu aspectos da carreira do pai que desconhecia, revelados nos depoimentos colhidos ao longo das gravações.
A produção é de Antonio Czamanski, com montagem do cineasta Rogério Brasil Ferrari e direção de fotografia de Eduardo Izquierdo e Ivo Czamanski, sendo este filme o último trabalho do premiado diretor de fotografia que saiu de cena em 2023, depois de 60 anos de cinema. A música original do documentário foi composta por Marcelo Fornasier e a arte de abertura é de Eloar Guazzelli.
O filme reúne grandes nomes da cultura gaúcha, do rádio e das artes, além de historiadores, pesquisadores e artistas que dividiram “os palcos e a vida” com Darcy Fagundes, compondo assim um mosaico sensível sobre a importância de sua obra para a consolidação da identidade cultural do Rio Grande do Sul.
