O Dia dos Namorados é comemorado nesta quinta-feira, 12 de junho, no Brasil. A data romântica brasileira vai na contramão do resto do mundo, que celebra o amor no dia de São Valentim, em 14 de fevereiro. E tudo isso por um motivo comercial.
A ideia para a celebração dos namorados foi do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja de departamentos Clipper para impulsionar as vendas em junho, mês considerado fraco pelos lojistas.
A campanha foi criada em 1948, com o slogan “não é só com beijos que se prova amor“. O dia 12 foi escolhido por estar próximo ao dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio, comemorado em 13 de junho.
No ano seguinte, a data passou a ser celebrada também em outras cidades. Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país — atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 93 milhões de brasileiros foram às compras este ano, com uma movimentação de mais de R$ 22 bilhões no comércio.