Cultura

Coral “Cantar é Viver” retorna aos palcos na 5ª Conferência da Pessoa Idosa de Santiago

Coral Cantar é Viver se apresenta na abertura da 5ª Conferência da Pessoa Idosa, Foto: Ana Paula Ribas Kemerich/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (11), um momento especial marcou a abertura da 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Santiago, realizada no Centro de Convivência João Batista Bitencourt Borges. O reencontro entre música e emoção aconteceu com a apresentação do Coral “Cantar é Viver”, projeto extensionista da URI Câmpus de Santiago, que voltou oficialmente aos palcos após seis anos de pausa em decorrência da pandemia.

A apresentação foi carregada de simbolismo: mais do que uma atividade cultural, representou a celebração da vida, da retomada de vínculos e do fortalecimento da presença da pessoa idosa em espaços de protagonismo e cidadania.

O coral, que existe há anos na URI Santiago, retomou suas atividades no final de 2024, com encontros semanais sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h. Coordenado pela assistente social Joceane de Lima, o projeto conta com o apoio dos Professores João Érico e Paulo Reis, além de uma equipe técnica comprometida com o processo de envelhecimento ativo e saudável.

Atualmente com cerca de 25 integrantes, o “Cantar é Viver” é muito mais do que um grupo musical: é um espaço de convivência, escuta, incentivo, autoestima e socialização. De acordo com a coordenadora Joceane, a importância do coral vai além da música:

– É um projeto que oferece momentos de lazer e descontração, mas também atenção, cuidado, incentivo e escuta. A URI, como Universidade comunitária, entende seu papel na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão social da pessoa idosa -, ressaltou a coordenadora.

A participação do grupo na Conferência Municipal reforça esse compromisso, ao mesmo tempo, em que contribui com as políticas públicas voltadas à melhor idade, temas centrais do evento. A conferência trouxe debates importantes sobre financiamento, proteção à vida, combate à violência, protagonismo e participação comunitária das pessoas idosas.

A agenda de apresentações do coral foi recentemente reaberta e, segundo a equipe organizadora, a expectativa é que o grupo leve sua arte e sensibilidade para diferentes espaços da cidade e da região.

E para quem deseja cantar, conviver e fazer parte dessa jornada, o projeto ainda possui vagas disponíveis. Interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Apoio Educacional e Psicopedagógico (NAEP) da URI Santiago pelo telefone (55) 3251-3151.

Fonte: Emanuely Guterres Soares/Uri Campus Santiago

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gastronomia

Ingredientes Ingredientes da massa: Ingredientes da calda: Modo de preparo Fonte: Tudo Gostoso

Vida & Estilo

Consultora de imagem ensina truques para montar combinações estilosas e quentinhas reaproveitando peças do verão e meia-estação

Cultura

O NúTeatro, em parceria com Casa do Poeta, está convidando artistas, estudantes e curiosos da cena a participarem da Oficina de Dramaturgia com o...

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile