Iniciou nesta segunda-feira, no Centro Materno Infantil a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) principal responsável por hospitalizações de bebês e crianças através do Sistema Único de Saúde (SUS) destinada as gestantes a partir da 28ª semana com o objetivo prevenir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
O VSR é o principal responsável por 75% dos registros de bronquiolite em recém-nascidos e por aproximadamente 40% das ocorrências de pneumonia em crianças menores de dois anos. Até o momento, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados pelo vírus.
A vacina contra a bronquiolite em grávidas funciona por meio da imunização passiva: a mãe produz anticorpos contra o vírus, que são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, a criança já nasce com uma proteção temporária, mas altamente eficaz, contra o VSR.
A aplicação é indicada para uma fase específica da gravidez, geralmente no terceiro trimestre, quando a transferência de anticorpos da mãe para o bebê é mais eficiente. A enfermeira Evelyn, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde destaca a importância da imunização, convidando a gestante, a partir da 28ª semana, a se vacinar. Santiago recebeu cerca de 130 doses. A vacina estava disponível somente na rede privada com valores entre R$ 1.500 a mais de R$ 3.400 por dose.
