Começou nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Também podem receber a dose:
– trabalhadores da saúde;
– puérperas;
– professores dos ensinos básico e superior;
– povos indígenas;
– pessoas em situação de rua;
– profissionais das forças de segurança e de salvamento;
– profissionais das Forças Armadas;
– pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– pessoas com deficiência permanente;
– caminhoneiros;
– trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
– trabalhadores portuários
– funcionários do sistema de privação de liberdade;
– e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (com idade entre 12 e 21 anos).
A população de Santiago conta com novo horário de atendimento nas Estratégias de Saúde da Família no período da tarde, das 13h30min às 17h30min, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira o atendimento à população é das 08 às 12 horas. Das 12 às 14 horas as equipes terão reuniões internas.
E hoje a Secretaria da Saúde está comemorando o Dia Internacional da Saúde – criado pela Organização Mundial da Saúde para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Conforme a titular da pasta, Silvana de Oliveira a programação será intensa durante toda a semana com atividades educativas sobre a dengue, a vancina na praça, além de um cronograma de vacinação em instituições previstas nos grupos prioritários.
Em função da chuva a programação na praça Moises Viana hoje, foi transferida para a outra data.
Toda a estratégia está sendo montada para vacinar o maior número de pessoas possíveis, mas é importante que elas queiram se vacinar