Geral

Atenção para acidentes com cobras, escorpiões e aranhas

Foto: Divulgação

O verão e calor exagerado merecem atenção para evitar acidentes com escorpiões, aranhas e cobras, que são mais comuns nesta estação do ano. Existem três tipos de escorpiões: o amarelo, preto e o marrom, sendo o  amarelo o mais letal de todos.

Em Santiago não foi registrado nenhum acidente com este tipo. Estes bichos gostam de viver em entulhos, folhas de árvores acumuladas, ralos de banheiro, cobertas e demais detritos. Saem durante o dia para comer.

A picada provoca dor violenta no local e inchaço, espasmos musculares, salivação, vômito, aumento da frequência  ou insuficiência cardíaca e até morte. Conforme a diretora técnica do GHS Sonia Nicola, o tratamento para picada do escorpião amarelo é o soro antiescorpiano, não disponível no hospital.

No caso, o paciente precisa ser transferido para o HUSM em Santa Maria. Na noite dessa terça-feira, 04, foi registrado um caso de picada por escorpião preto, o qual não provoca grandes problemas a vítima  recebeu o soro antitetânico.

A médica chama atenção também para as aranhas com atenção para as espécies – armadeira (mais letal), marrom  e viúva negra. Na maioria das vezes a pessoa picada não percebe, só depois com o surgimento da vermelhidão e ferida. Pode apresentar cólica, náusea, dores, febre, tremores e suor excessivo. Atenção para calçados, toalhas e embaixo dos armários. Estas aranhas atuam no início da noite e de manhã. Frequentam também gramas de jardim, entulhos e banheiros escuros.

O soro para a picada é o antiaracnídeo também tendo como referência o HUSM. Já em relação às cobras o último acidente foi em 17 de janeiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Saúde

O IPE Saúde, através da Instrução Normativa nº 04/2025, de 17 de fevereiro de 2025, determinou mudanças nos contratos com os municípios, destinados a...

Saúde

A partir desta segunda-feira (1º), planos de saúde devem incluir em sua cobertura, de forma obrigatória, o implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido...

Saúde

CBO diz que esses erros podem ser corrigidos com lentes ou cirurgia

Saúde

Chiados persistentes podem ser sinais de problemas auditivos, neurológicos ou emocionais

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile