Nesta quarta-feira (19), acontece em Santiago o 1º Desafio Estudantil de Xadrez. levando em consideração a importância desta prática foi implantado o projeto piloto ofertando esta modalidade em três escolas da rede municipal: João Evangelista, Silvio Aquino, Severino Azambuja e Heron Jornada Ribeiro.
O projeto é coordenado pelo professor e assessor pedagógico Daniel Paim e dinamizado pela professora de educação física Ingrid Bertazzo que é quem ministra as aulas e oficinas de xadrez no turno oposto.
Estão envolvidos nesta proposta mais de 50 estudantes, com faixa etária entre 8 a 15 anos. Hoje no turno da tarde nas dependências da escola João Evangelista o Desafio entre os alunos organizados em duas categorias: mirim e infantil.
O xadrez é uma modalidade bastante indicado para o desenvolvimento das habilidades como raciocínio lógico, concentração, capacidade de planejamento e tomada de decisões, além das habilidades emocionais como paciência, respeito ao adversário, autoconfiança e habilidades no campo da matemática. Outras escolas serão desafiadas a implantar o projeto.
