No próximo dia 14 de novembro de 2025, a Universidade Franciscana (UFN) sediará a Cerimônia Regional de Premiação da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO), reunindo estudantes, professores e familiares de todo o Rio Grande do Sul em uma grande celebração da ciência e da educação.
O evento marcará a continuidade das ações da 2ª edição da ONANO, cuja cerimônia nacional ocorreu em outubro, no Auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, reunindo mais de mil participantes. Agora, em Santa Maria, a ONANO reforça seu compromisso de popularizar a nanotecnologia e reconhecer o talento científico de estudantes de todas as regiões do Brasil, com o apoio institucional da Universidade Franciscana (UFN).
A programação contará com a palestra do Prof. Dr. Delmárcio Gomes da Silva, coordenador nacional da ONANO, intitulada “O impacto da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia no Brasil” e cerimônia de entrega das medalhas e livros aos medalhistas do Rio Grande do Sul, a partir das 16h. Na ocasião, também serão homenageadas a Universidade Franciscana e as escolas de origem dos estudantes.
Os mesmos livros entregues aos medalhistas durante a cerimônia nacional em São Paulo também estarão disponíveis nesta etapa regional, simbolizando a integração e a igualdade de oportunidades entre os participantes de todo o país.
“Levar a ONANO até o Rio Grande do Sul é uma forma de reconhecer o protagonismo das escolas gaúchas e valorizar a paixão pela ciência que cresce a cada edição”, destaca o Prof. Delmárcio Gomes da Silva, Coordenador Nacional da ONANO.
O evento será realizado no Conjunto III da Universidade Franciscana, no Hall do Prédio 15, e promete momentos de emoção, reencontros e celebração do papel transformador da educação científica.
A ONANO 2025 celebra o sucesso de sua 2ª edição, com 1.067 medalhistas de todas as regiões do Brasil, reforçando sua missão de democratizar o ensino de nanotecnologia e despertar vocações científicas entre jovens de escolas públicas e privadas.
Com o apoio de universidades, professores e instituições parceiras, a ONANO se consolida como uma plataforma de alfabetização científica e inovação educacional, aproximando a ciência de fronteira das salas de aula brasileiras. “A presença da ONANO em Santa Maria reafirma o papel da UFN no fortalecimento da cultura científica e na formação de novos talentos para o país. Além disso, este evento está estrategicamente ligado à Rede Nacional de Mulheres na Nanociência, que tem como objetivo ampliar o acesso, a permanência e a inclusão de meninas e mulheres em áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco em Nanociência e Nanotecnologia”, afirma a professora Solange Fagan, Vice-reitora da Universidade Franciscana (UFN)
Confira os medalhistas que serão premiados em Santa Maria
Categoria bronze
- Helena Vasconcelos Flores – Santa Maria (8º ano do Ensino Fundamental)
- Arthur Vidotto Cardoso – Santiago (2º ano do Ensino Médio)
- Arthur Gabriel Canabarro – Santiago (2º ano do Ensino Médio)
Categoria Prata
- Felipe Rebelo de Melo – Santiago (1º ano do Ensino Médio)
- Raissa dos Santos Torres – Santiago (2º ano do Ensino Médio)
Categoria Ouro
- Israel do Nascimento Duarte – Santa Maria (2º ano do Ensino Médio)
- Gabriela Schmidt Campello – Santa Maria (8º ano do Ensino Fundamental)
- Maria Eduarda Bortoluzzi – Restinga Sêca (8º ano do Ensino Fundamental)
- Douglas dos Santos Luccas – São Pedro do Sul (2º ano do Ensino Médio)
- Maria Isabelle Barcellos – Santa Maria (8º ano do Ensino Fundamental)
Honra ao Mérito
- Maisa Ribeiro Gularte – São João do Polêsine (8º ano do Ensino Fundamental)
Serviço
Cerimônia Regional de Premiação da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia – ONANO 2025
Data: 14 de novembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Universidade Franciscana (UFN) – Conjunto III, Hall do Prédio 15
Endereço: Rua Silva Jardim, nº 1175 – Santa Maria, RS