Educação

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

Site falso retirado do ar cobrava taxa ilegal de inscritos

Site falso retirado do ar cobrava taxa ilegal de inscritos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota nesta quarta-feira (24) enfatizando que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) são gratuitas e que o canal oficial e exclusivo para inscrição online  para o segundo semestre de 2024 é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Desde 2004, o programa do governo federal oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.

As afirmações do MEC foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página falsa tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro. Porém, o endereço da rede mundial de computadores, conhecido como URL, era diferente.

Golpe

Antes de ser derrubado, o site falso solicitava a inserção de dados do candidato para então direcioná-lo a uma mensagem falsa que dizia ser necessário o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 para finalizar o cadastro no programa.

A mensagem do golpe ainda ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e de todas as futuras edições, caso não pagasse o valor.

No entanto, a cobrança de qualquer valor para inscrição no Prouni é indevida e ilegal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Educação

A partir desta segunda-feira (16), estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de escolas de sete municípios podem se inscrever no programa Partiu...

Educação

Em segundo lugar estão os registros de entorpecente e tráfico, com 11 ocorrências

Educação

Doação do material visa auxiliar um aluno com deficiência visual a reconhecer o ambiente escolar em que convive

Educação

Estratégia visa identificar, localizar, resgatar estudantes que estejam em situação de evasão e abandono, ou em risco de evasão

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile