O presidente , Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Educação, , assinou na última segunda-feira (19), o decreto que regulamenta a Lei nº 12.881, conhecida como Lei das Comunitárias. A normativa dispõe sobre a qualificação das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) e sobre a celebração de termos de parceria dessas instituições com o poder público, estabelecendo critérios, prerrogativas e mecanismos de regulação e supervisão.
O diretor acadêmico da URI Santiago, professor Izac Ribeiro Machado coloca que a lei é um importante avanço, pois vai favorecer também à instituição que se caracteriza, entre outras, por ser uma universidade privada sem fins lucrativos, passando a se beneficiar, principalmente com financiamentos e outros recursos advindos do setor público.
Izac aproveitou para informar que iniciaram os preparativos para o ano letivo que começa no dia 23 de fevereiro. Está prevista uma recepção aos estudantes para um momento de congraçamento entre os alunos novos e os que seguem seus estudos. A URI campus de Santiago está com mais de 200 novos ingressantes, número que pode aumentar após a realização do extravestibular.