No dia 2 de dezembro de 2024, no auditório do Instituto Professor Isaías, aconteceu o último encontro presencial do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) para professores de Capão do Cipó, Itacurubi, Unistalda e Santiago. O evento contou com a presença das articuladoras municipais de cada município: Juliana Pavão, Carem Guedes, Giani Reis e Cristiane Ávila; da articuladora regional, Kelen Frescura e também das secretárias de Educação de Santiago e de Capão do Cipó, Maria Joceli Figueiredo e Tatiane Amaral.
O Seminário iniciou com a recepção e acolhida de boas-vindas das formadoras municipais, professoras Fernanda Gomes Machado, Thanize Dethétis de Lima e Síndia Pinheiro Delavechia. No momento cultural do turno da manhã, houve a apresentação do gaiteiro Enzo Machado, de 8 anos, integrante do Projeto Fábrica de Gaiteiros, de Santiago. A programação seguiu com o “Seminário de Socialização: Compartilhando Estratégias e Possibilidades”, cujo objetivo era integrar as 95 professoras das 27 escolas dos referidos municípios, promovendo a troca de recursos pedagógicos construídos com materiais reutilizáveis.
Durante o evento, foram retomados e ampliados os estudos e discussões acerca do Percurso Formativo, abordando a relação entre crianças, infância/infâncias e linguagem, com base nos Cadernos Pedagógicos 2 e 4. Também foi possível apreciar a exposição “Crianças como Produtoras de Cultura”, com obras construídas pelas Escolas Municipais de Santiago e suas crianças/estudantes da Educação Infantil, publicadas na 26° Feira do Livro do Município.
No turno da tarde, em parceria com a contadora de histórias e professora Adriana Silveira, o público apreciou a História “O Cabelo de Lelê”. Em seguida, as professoras participaram da oficina “CriArte: oficina de artesanato infantil”, conduzida pelas professoras e artesãs Jane Aquino e Marilaine Silva, que mediaram a confecção de fantoches utilizando materiais reciclados e discutiram os benefícios e estímulos do uso de fantoches na Educação Infantil.
O LEEI é um esforço nacional para implementar ações estratégicas dedicadas a garantir que todas as crianças brasileiras possam alcançar êxito no processo de alfabetização. A educação infantil integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, buscando inserir a criança na cultura do escrito e dentro das especificidades dessa etapa da educação básica.
Em Santiago, município polo das formações, os encontros presenciais ocorreram mensalmente e continuarão em 2025, com o objetivo de repensar as práticas desenvolvidas na pré-escola. Os docentes tiveram a oportunidade de revisitar e refletir sobre as infâncias através do brincar e das interações em diferentes culturas, potencializando o espaço da Cultura Letrada nas escolas, por meio de práticas que envolvem escrita, leitura e oralidade, numa perspectiva de enriquecimento de repertórios e letramento.