Educação

Abertura do Ano Letivo 2026 reunirá cerca de 600 profissionais da educação em Santiago

Evento será nesta sexta-feira (20) no Coxilha de Ronda e tem como palestrante o professor Geraldo Peçanha, que vai abordar o tema “Magistério, o professor inesquecível”

programação contará com a palestra do professor Geraldo Peçanha, que vai abordar o tema “Magistério, o professor inesquecível”. Foto: Divulgação


A Administração Municipal de Santiago, através da Secretaria de Educação, realiza, nesta sexta-feira (20), a abertura oficial do ano letivo 2026. O evento acontece às 8 horas, no CTG Coxilha de Ronda, e deve reunir cerca de 600 participantes, entre professores, profissionais de apoio, gestores e convidados. Haverá um momento especial com o Ballet Viviane Spagnolo e a presença de Mariana Rodrigues Chaves, ex-aluna da rede municipal de Santiago (EMEI Recanto da Alegria e EMEF Geraldina) e que foi selecionada para estudar em Havard, nos Estados Unidos.
A programação contará com a palestra do professor Geraldo Peçanha, que vai abordar o tema “Magistério, o professor inesquecível”. A proposta é promover um momento de reflexão, motivação e valorização do trabalho docente no início de mais um ano escolar.
Com ampla experiência na área educacional, o professor é psicanalista. É especialista em Educação Infantil e pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também é pedagogo, mestre em Teoria Literária e doutor em Crítica Literária.
Atualmente, é pós-doutorando na área de Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação. Ao longo de 31 anos de atuação, tem desenvolvido projetos voltados à Educação Especial e à inclusão, com destaque para a criação de Centros de Atendimento a Crianças e Jovens com Transtornos do Neurodesenvolvimento em diversos municípios brasileiros.
O palestrante também participou do Congresso Nacional Brasileiro e contribuiu com a subcomissão de saúde da Câmara dos Deputados na construção da Lei 14.992/2024, que amplia oportunidades de trabalho para pessoas dentro do espectro do autismo.
Autor de mais de 70 livros, entre obras infantis e publicações voltadas a educadores e famílias, o professor faz palestras em todos os estados do Brasil e desenvolve trabalhos internacionais com professores e crianças na Alemanha, Itália, Áustria, Bolívia e Japão. Desde 2020, integra a Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em Nova York, e é fundador do Projeto Pólen, em Curitiba.
A abertura do ano letivo marca o início das atividades escolares no município e reforça o compromisso da Administração Municipal com uma educação de qualidade, conectando conhecimentos, promovendo oportunidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Geral

Serão concedidas 12 mil bolsas, conforme critérios do edital

Abastecimento

Iniciou, no último domingo, 1º, a etapa de análises técnicas preparatórias para a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Santiago. Os trabalhos estão...

Educação

Santiago é destaque nesta semana por sediar uma edição do Ver-SUS –  Vivências e estágios do Sistema Único de Saúde- programa do Ministério da...

Geral

A santiaguense Mariana Rodrigues Chaves, de 18 anos, vai cursar Governo e Economia; saiba como estão os preparativos e como ela conseguiu tamanho feito

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile