Na última segunda-feira (15) começou a ser filmado em Santa Maria o longa nacional “Aba Larga”, tendo como local o 1º Regimento de Polícia Montada, no Bairro Dores.
São 40 atores vindos do Rio, São Paulo e Porto Alegre, incluindo estrelas globais, além de mais de 240 figurantes de Santa Maria. A equipe de produção, que soma quase 80 pessoas, que ficará hospedada até 15 de outubro, quando vai para Porto Alegre fazer mais quatro dias de gravações.
Entre os atores globais, estão os gaúchos Werner Schunemann e Zé Vitor Castiel, além de Jairo Mattos e Angela Dippe.
O protagonista será o ator Emiliano Ruschell, que também vai dirigir o longa e comanda uma produtora de Passo Fundo responsável por vários filmes nacionais. O filme Aba Larga deve ser lançado em 2026 ou 2027 e contará história de confrontos da Patrulha Rural da Brigada Militar com abigeatários. O longa tem inspiração no nacional Abas Largas, filmado em Santa Maria em 1961 e 1962 e lançado em 1963. Por isso, a cidade foi escolhida para as locações.
As locações na cidade e na região
Além do 1º RPMon, devem ser rodadas cenas na Gare, na Estância do Minuano e em fazendas de Santa Maria e de outras cidades aqui da região, como São Pedro e São Vicente. No distrito de Arroio Grande, além da igreja, um casarão antigo será cenário do filme. Uma ferraria perto do trevo de Palma, na RSC-287, também servirá de locação. As informações são do Diário de Santa Maria.
