Agricultura

Inicia o plantio da soja; zoneamento agrícola precisa ser observado

Foto: Divulgação

Iniciou o plantio da soja, depois do período do vazio sanitário, medida legislativa de controle da ferrugem asiática. Mas dentro do zoneamento agrícola. O engenheiro agrônomo Dairton Lewandowisk, da Emater de Santiago lembrou aos produtores, principalmente aqueles que financiam esta cultura para que respeitem o zoneamento agrícola, pois depende do tipo de solo e cultivar ( média, tardia ou precoce )  garantindo o seguro agrícola.

Até então era garantido 100% no seguro se houvesse perda total da lavoura. Mas atualmente as partes se dividem em maior e menor, dai a importância de os produtores que financiam se informarem com os técnicos responsáveis.

Quanto ao Terra Forte, Dairton informou que o programa permanece com as inscrições abertas até o dia 17  de outubro nos escritórios da Emater. Santiago já tem 59 inscritos, dos 58 previstos. O Programa Terra Forte é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul, integrada ao Plano Rio Grande, que visa a recuperação e fortalecimento da agricultura familiar após as enchentes e outros eventos climáticos extremos. 

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado com apoio da Emater/RS-Ascar,  oferece assistência técnica, práticas sustentáveis de produção, e apoio para a aquisição de insumos e equipamentos, buscando aumentar a resiliência e a capacidade produtiva do solo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Agricultura

O momento é de agradecer pelo clima que está favorecendo a agricultura, comentou o engenheiro agrônomo Dairton Lewandowisk da Emater de Santiago. Segundo ele...

Agricultura

Medida atende a demanda do setor para facilitar adequação às notas eletrônicas

Agricultura

O dia 5 de janeiro marca uma mudança significativa para a agricultura familiar no Rio Grande do Sul. A partir desta segunda-feira (5), a emissão da Nota Fiscal Eletrônica...

Agricultura

Apesar da boa sanidade a produtividade não é a esperada, ficando em média em 45 e 50 sacos por hectare

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile