A colheita da canola em Santiago já foi finalizada e não foi tão expressiva como se imaginava. A produtividade geral ficou em média entre 22 e 25 sacos por hectare. A safra do trigo está sendo finalizada também com avarias devido ao clima. Apesar da boa sanidade a produtividade não é a esperada, ficando em média em 45 e 50 sacos por hectare.
Conforme o chefe do escritório da Emater de Santiago, Marcelo Gomes Steiner em relação a soja a semeadura está acelerada, ultrapassando aos 50% do plantio, com área estimada no município, em torno de 55 mil hectares.
A falta de umidade já está sendo notada em algumas áreas com impacto também no milho, torcendo para que chova nos próximos dias e garanta a produção esperada. O engenheiro agrônomo coloca que até agora a situação climática está regular, mas com tendência de falta de umidade para o mês de dezembro. Torce para que isso não ocorra permitindo que as culturas se desenvolvam bem. Até o momento a previsão de chuva se limita ao domingo e segunda-feira.