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15/05/2024 | 08h50min

Oito alimentos ajudam a perder peso e matam a sua fome

Eles são verdadeiros aliados da dieta de emagrecimento

Iogurte é uma ótima opção. Foto: DivulgaçãoIogurte é uma ótima opção. Foto: Divulgação

Antes de listar os alimentos valiosos para dar saciedade, é fundamental lembrar que as porções farão toda a diferença. Por isso, procurar um especialista em emagrecimento é uma dica valiosa e segura.



O profissional de saúde vai te dar orientações certas sobre as quantidades para o seu caso, dentro das suas necessidades e objetivos, além de esclarecer as suas dúvidas. Confira oito alimentos saudáveis e saciantes que te ajudarão a emagrecer.

 

O feijão é fonte de fibras

 

O feijão é uma excelente fonte de fibras, e qualquer alimento rico em fibras será saciante. Uma porção de ½ xícara de feijão-preto tem 8,6 g de fibra, ou 31% do seu valor diário. "A fibra ajuda a saciar sem acrescentar calorias aos alimentos (já que nosso corpo não consegue digerir a fibra)", explica Kelly Kennedy, nutricionista do Everyday Health. A fibra também leva mais tempo para ser digerida e acrescenta volume aos alimentos. Os feijões também estimulam a produção do hormônio intestinal colecistoquinina (CCK), que retarda o esvaziamento gástrico e pode ajudar a suprimir o apetite, segundo pesquisas.

 

O salmão dá saciedade por mais tempo

 

Entre seus muitos benefícios à saúde, o salmão é uma ótima fonte de proteína. Os alimentos ricos em proteína são alimentos que saciam porque a proteína é metabolizada mais lentamente do que as gorduras ou os carboidratos. O salmão também é uma das melhores fontes de gorduras saudáveis para o coração, conhecidas como ácidos graxos ômega-3.

 

 Aproveite os ovos para um café da manhã rico em proteínas

 

Os ovos podem ajudar na perda de peso porque são ricos em proteínas e é preciso mais energia para quebrar uma proteína do que um amido, que compõe muitos alimentos do café da manhã. A diretriz da American Heart Association é que a maioria das pessoas pode comer um ovo inteiro ou duas claras de ovo por dia como parte de uma dieta saudável.

 

Coma nozes para reduzir o apetite

 

As nozes contêm proteínas e fibras, o que as torna alimentos que saciam. Uma porção diária de nozes pode ajudá-lo a perder peso, de acordo com outro estudo realizado por pesquisadores de Harvard. Entretanto, as nozes têm muitas calorias porque são fonte muito rica em gorduras. Embora essa gordura seja boa, é importante controlar a porção. Escolha nozes sem adição de gordura, açúcar ou sal.

 

Prepare pipoca caseira para um lanche sem culpa

 

Seu cérebro está atrasado em relação ao estômago - leva cerca de 20 minutos para que os hormônios digestivos enviem o sinal para o cérebro de que você está se enchendo, diz Kennedy. Essa é uma das razões pelas quais a pipoca pode ajudar a perder peso: quanto mais devagar você comer, mais chance de começar a se sentir satisfeito antes de exagerar. A pipoca também é uma boa fonte de fibras, o que a torna um alimento que sacia.

 

Opte pelo iogurte grego para obter mais proteína e menos açúcar

 

O iogurte grego é uma ótima opção para perda de peso porque tem mais proteína e menos açúcar do que a maioria dos outros iogurtes. Embora a quantidade de proteína possa variar de uma marca para outra, um recipiente de 200g de iogurte grego natural com baixo teor de gordura tem cerca de 20 g de proteína e 7 g de açúcar, de acordo com o USDA. O iogurte grego também é uma boa fonte de cálcio, com cerca de 230 miligramas por embalagem de 200g (cerca de 18% do seu DV).

 

Pimentas ajudam a acelerar o metabolismo

 

Quanto maior o seu metabolismo, mais calorias você queima, mesmo quando está em repouso, diz Kennedy. Vários estudos, como um publicado na revista Bioscience Reports, sugeriram que a capsaicina, o ingrediente ativo das pimentas e de outras pimentas que as torna picantes, pode ajudar a aumentar o metabolismo.

 

Beba mais água para evitar comer demais

 

A água deve ser um item básico em sua lista para perda de peso. Por exemplo, um estudo relatou que beber mais água reduziu o peso e a gordura corporal e suprimiu o apetite em participantes do sexo feminino com sobrepeso.

Outro estudo encontrou uma associação significativa entre a hidratação inadequada e o índice de massa corporal (IMC) elevado e a obesidade. "Recomendo que você beba um copo de água antes de comer e entre as refeições", diz Kantor.

E se estiver consumindo álcool, ele sugere tomar um copo de água pura entre as bebidas. "Seus intestinos têm capacidade para um volume limitado. A água o encherá rapidamente e evitará que você exagere em alimentos e bebidas que não ajudam na perda de peso", afirma.

 

Fonte: Tudo Gostoso


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