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13/07/2021 | 16h45min

Nutricionista lista 6 alimentos que ajudam a combater a celulite

Juliana Vieira também elencou alimentos que contribuem para o surgimento dos furinhos indesejados

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade.  Não é à toa que existem diversos tratamentos com a promessa de amenizar o aspecto de casca de laranja que aparecem, principalmente, em regiões como coxas, bumbum e braços. E há também uma ajuda simples para combater os "temíveis" furinhos: a introdução de alguns alimentos no cardápio.


A nutricionista Juliana Vieira elencou alimentos com propriedades para combater a celulite.  


Abacate:


É uma excelente fonte de nutrientes anticelulite, como a vitamina B, C e E e glutationa – um conhecido antioxidante.


Abacaxi:


É rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e ajuda a combater as irregularidades da pele.


Alho:


Acelera o metabolismo e ajuda a reduzir os depósitos de gordura no corpo.


Chia:

Contém ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, melhorando assim o aspecto da celulite


Chá verde:


O chá verde tem ação diurética, por isso ajudam a retenção hídrica. Frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja, acerola e limão:


Esse nutriente é um poderoso antioxidante e atua contra os radicais livres, e  é responsável pela produção de colágeno , que é essencial para a firmeza da pele. 

 

Por outro lado, há alimentos que contribuem para o aparecimento de celulite. Juliana também  listou alguns deles. 


Carnes vermelhas gordas:  


Desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada .   

  
Café e chá mate : Contêm muita cafeína, um componente diurético que leva à desidratação do organismo quando consumido em excesso. Em um corpo desidratado, a circulação sanguínea é prejudicada .       

 

Doces e açúcar branco refinado: O açúcar em excesso não é convertido em energia pelo organismo e fica armazenado na forma de gordura. Essa reserva de gordura tende a ficar acumulada na pele, gerando inflamações que favorecem os furinhos.  

 

Álcool: O consumo de bebida alcoólica em excesso pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos.



Sódio:  Sal de cozinha, caldos prontos, molho de soja e produtos processados devem ser controlados no cardápio. Excesso de sódio pode levar à retenção de líquido, fator que influencia a formação de celulite. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia.



A nutricionista explica que também é necessário beber bastante água durante o dia. 


"Aumentar o consumo  de água durante o dia também contribui para a diminuição da retenção de líquido, ajudando o organismo a trabalhar melhor. Também recomendo realizar exercícios físicos e  estimular a circulação sanguínea", orienta.
 


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