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15/07/2021 | 08h59min

Alimentos ricos em vitamina D, a chave para a super imunidade

Gema de ovo, fígado bovino, salmão estão na lista

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

É fundamental estar atento ao nível de vitamina D para que o corpo funcione de forma saudável. Essa vitamina fortalece o sistema imunológico, prevenindo de doenças cardiovasculares e o surgimento de células cancerosas.  Além disso, a vitamina D é capaz de fortalecer os músculos, ossos e rins. Caso o corpo esteja com o nível de vitamina abaixo do indicado, é comum o surgimento de algumas doenças. 

Entre as doenças causadas também pela falta de vitamina D, podemos destacar: 

Artrite 
Asma 
Depressão 
Diabetes  
Esclerose múltipla 
Fibrose cística 
Hipertensão arterial 
Insuficiência renal crônica 
Lúpus 
Síndrome do intestino irritável 

 

Por isso, é essencial que você tenha o nível recomendado dessa poderosa vitamina no corpo. O corpo consegue produzir a vitamina D de forma natural através do contato com os raios solares.  Mas também é possível obtê-la por meio da alimentação. 

 

Saiba, logo abaixo, alguns alimentos que são ricos em vitamina D.   

 

Óleo de fígado de bacalhau 

 

Uma colher (sopa) de óleo de fígado de bacalhau é equivalente a 45 gramas de vitamina D.  Seus ácidos são capazes de fortalecer o sistema cardiovascular e estimular a memória. Este óleo é uma ótima opção para ser inserido nas dietas por possuir um alto valor nutricional, podendo ser ingerido também através de capsulas. O óleo de fígado de bacalhau é utilizado nas receitas de forma moderada por causa do seu sabor marcante. 

 

Salmão e truta 

 

O salmão e a truta são peixes ricos em nutrientes, incluindo a poderosa vitamina D. A truta pode proporcionar 11 gramas de vitamina D a cada 100 gramas ingeridos. Já o salmão oferece o dobro dessa vitamina, sendo possível obter 23 gramas de vitamina D consumindo apenas 100 gramas do peixe. 

 

Sardinha

 

Outro peixe que é uma rica fonte de vitamina D.A sardinha também fornece cálcio, o que potencializa os benefícios da vitamina D.

 

Fígado bovino

 

O fígado bovino também é uma excelente fonte de vitamina D.

 

Gema de ovo 

 

O ovo é um dos alimentos mais ricos em nutrientes do mundo. É comum ele estar presente na maioria das culinárias mundiais por causa do seu valor nutricional e pela facilidade em adquiri-lo. Entre as incríveis propriedades encontradas na gema, está a vitamina D.  A cada 100 gramas de gema, é possível ingerir 3,2 gramas de vitamina D.  As dietas são construídas de acordo com a necessidade de cada corpo, mas a média recomendada são cinco ovos por semana. 

 

Laticínios 

 

Os laticínios são alimentos derivados do leite e estão muito presente nas diferentes dietas. Esses alimentos são uma excelente opção para recuperar os níveis de vitamina D no corpo. Através de um copo com 250 ml de leite, é possível obter três gramas de vitamina D. O derivado do leite mais saudável é o iogurte natural. Entre seus benefícios, está o fortalecimento dos ossos e dentes. 

 

Não se esqueça do sol

A alimentação e a suplementação são importantes, mas no caso da vitamina D nada supera a exposição regular ao sol. Assim, procure tomar “banho de sol”com a maior frequência possível. De 20 a 40 minutos, já é suficiente para obter uma boa quantidade de vitamina D. 

 

Fonte: Cura pela Natureza 

 

 


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