No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


09/06/2021 | 15h15min

Açafrão-da-terra: 10 incríveis benefícios e como usar

Grande potencial antioxidante. Foto: DivulgaçãoGrande potencial antioxidante. Foto: Divulgação

A cúrcuma, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais. Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente.

 

Além de ser ter uma grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.

 

A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Cúrcuma longa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados pelo preço médio de 10 reais.

 

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:

 

Melhorar a digestão;
Ajudar na perda de peso;
Combater resfriados e gripes;
Evitar crises de asma;
Desintoxicar e tratar problemas de fígado;
Regular a flora intestinal;
Regular colesterol;
Estimular o sistema imune;
Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;
Melhorar a resposta anti-inflatória natural.

 

Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

 

O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina, que inclusive vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, porque tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos.


Veja também:


12/06/2021 | 07h30min

» #aguanaboca: Romântico: prepare maçã do amor

08/06/2021 | 15h48min

» Receita: Pense em uma delícia: mousse de leite ninho

07/06/2021 | 11h03min

» #aguanaboca: Aprenda a preparar delícia de abacaxi, uma sobremesa cremosa


Comentários:


Voltar ao topo