No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Luiz Fernando Rocha    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Geral » Eleições 2022


03/08/2022 | 09h50min

TSE autoriza acesso de militares a código que permite coleta do voto da urna

Técnicos da Pasta devem ser levados à Corte, nesta quarta-feira, para reunião fechada sobre o sistema de votação

O Ministério da Defesa pediu acesso ao código-fonte do sistema de votação brasileiro, em uma nova fase da fiscalização das eleições. Os códigos sigilosos fazem funcionar as urnas eletrônicas e a contagem de votos registrados nelas pelos eleitores, além da totalização nos computadores da Justiça Eleitoral. Desde 2021, as entidades fiscalizadoras já podem ter acesso aos códigos-fonte, num espaço destinado à inspeção, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O pedido dos militares foi atendido e o trabalho de fiscalização começará nesta quarta-feira (3).

 

Em geral, a liberação dos códigos ocorre seis meses antes do pleito, mas para ampliar a transparência, a Justiça Eleitoral autorizou o acesso antecipado dez meses atrás. Os militares começarão a inspecionar o sistema numa estação de trabalho própria para o exame, pela primeira vez, a partir das 10h, em acordo com o TSE.

 

A sala para inspeção dos softwares e respectivas linhas de programação foi inaugurada no dia 4 de outubro, diante de integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral, da qual os militares fazem parte. Desde então, os arquivos poderiam ser inspecionados nesse espaço por representantes técnicos de partidos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Forças Armadas, Polícia Federal e universidades, entre outras instituições. Um projeto-piloto criado pelo TSE em fevereiro ofereceu o acesso aos códigos-fonte remotamente, fora das dependências da Corte, à PF, à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

GZH


Veja também:


19/08/2022 | 16h38min

» Saúde: Anticoncepcionais grátis à disposição na Farmácia Municipal

19/08/2022 | 16h35min

» Segurança: Bombeiros treinaram professores em combate a incêndio e primeiros socorros

19/08/2022 | 15h40min

» Saúde : Santiago e Santa Rosa confirmam parcerias na Saúde


Comentários:


Voltar ao topo