No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


20/07/2021 | 16h35min

Semana movimenta agricultura familiar em todo o Brasil

Objetivo de destacar a importância social e econômica do setor e também debater as dificuldades enfrentadas

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A    primeira Semana Nacional da Agricultura Familiar começou na última segunda (19) e segue até este sábado (24), com o objetivo de destacar a importância social e econômica do setor e também debater as dificuldades enfrentadas. A promoção é Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag).

 

A data foi criada pela Lei 13.776/18, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB/RS), presidente da Frente Parlamentar PAF, e deverá entrar para o calendário oficial de eventos agrícolas do Brasil.

 

No Rio Grande do Sul entre as atividades previstas pela Fetag estão a entrega de uma Carta Aberta sobre a Agricultura e Pecuária Familiar para o governador do Estado, Eduardo Leite, e para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza. Na terça-feira (20), será realizada uma videoconferência da regional Sul da Contag com a participação de agricultores e lideranças de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná,  sobre a importância da agricultura familiar para a soberania e a segurança alimentar e os desafios da Década da Agricultura Familiar, declarada pela FAO.

 

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais ligados à Fetag RS estarão também promovendo diversas ações. A presidente do sindicato de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, Lérida Pivoto Pavanelo disse que a entidade pretende usar a semana para expor o papel da agricultura familiar e sua importância na produção de alimentos. Hoje 70% da comida que vai para a mesa do brasileiro sai das pequenas propriedades.

 

A própria ONU decretou a década da agricultura familiar. Ela anunciou também arrecadação de alimentos, produzidos nas propriedades familiares, os quais serão doados para a Sociedade Assistencial Santa Isabel.

 


Veja também:


02/08/2021 | 17h35min

» ARTE E CIVISMO: Liga de Defesa Nacional promove concurso de desenho

02/08/2021 | 17h02min

» Cidade: Secretaria de Desenvolvimento Econômico muda de endereço e inaugura a Casa do Empreendedor

02/08/2021 | 15h23min

» Comunicação: Rádio Santiago recebe Menção Honrosa pela passagem de seus 70 anos de atividades


Comentários:


Voltar ao topo