No ar:
Campo a Fora - Odilon Ramos    05h00min às 07h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Saúde


07/02/2017 | 15h21min

Tratamentos caseiros para prevenir e eliminar os calos

Cebolas, bicarbonato de sódio, glicerina e chá de camomila estão na lista

Pés lindos. Foto: DivulgaçãoPés lindos. Foto: Divulgação

Calos são um “espessamento da pele decorrente de pressão ou atrito aumentado naquela região específica onde se formou”, segundo o ortopedista Gustavo Borgo, integrante da equipe médica do Hospital Samaritano de São Paulo e do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Mas por que esse espessamento se forma? Ele também explica que é uma reação da pele a algum tipo de trauma, de forma a proteger o local que é constantemente submetido a pequenas lesões.

 

Normalmente eles aparecem, segundo o médico, em dedos menores dos pés, no calcanhar e na região plantar dos pés. Nas mãos aparecem mais nos dedos e na região da palma, por serem lugares que são frequentemente expostos a agressões.

 

Veja tratamentos que você pode fazer tranquilamente e que poderão ajudar você a diminuir esse incômodo facilmente.

 

Cebolas

 

A cebola possui propriedades anti-inflamatórias e curativas que ajudam a diminuir e eliminar os calos. E a receita é bem simples: use a metade de uma cebola e passe no local do calo todos os dias, antes de dormir, deixando o suco dela entrar bem na região. Se for nos pés, cubra com meias.

 

Bicarbonato de sódio

 

Coloque água quente e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia. Deixe os pés parados por pelo menos 10 minutos. As propriedades esfoliantes dele farão com que a pele amoleça. Depois desse tempo, lave os pés e esfregue-os com uma pedra pomes.

 

Vinagre de maçã

 

 

O vinagre de maçã, devido a sua acidez, ajuda a melhorar o processo de cicatrização e evita que se formem mais calos, além de reduzir os já existentes. Antes de dormir, passe um algodão embebido com o vinagre sobre a região afetada. No dia seguinte, esfolie com uma pedra pomes.

 

Óleo de ricino

 

 

O óleo de rícino é ótimo para amolecer a pele, reduzindo o aspecto áspero e ajudando a suavizar os calos. Mergulhe seus pés em água morna e depois esfolie a pele com pedra pomes. Depois de remover a pele morta, use um algodão com óleo de rícino e prenda no local com uma fita adesiva. Passe o óleo na região todos os dias até que o calo desapareça.

 

Urtiga

 

 

Essa planta possui propriedades curativas importantes e auxilia bastante na remoção e cicatrização dos calos. Bata no liquidificador algumas folhas e talos da planta junto com uma colher de água. O objetivo é formar uma pastinha que você colocará em cima do calo, fazendo um curativo com uma gaze. Só retire a pastinha e a gaze depois de três horas da sua aplicação.

 

Chá de camomila

 

 

A camomila possui a propriedade não só de acalmar a pele, mas também ajuda a amaciar e a melhorar a cicatrização do local. Faça um litro de chá com a erva. Quando a bebida já estiver morna, coloque-a em uma bacia e deixe os pés de molho. Depois faça a esfoliação com pedra pomes.

 

Alho com azeite de oliva

 

 

O alho possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, enquanto o azeite ajuda no amolecimento e hidratação da pele na região do calo. Amasse um dente de alho e misture com azeite. Coloque a mistura no local e faça um curativo com gaze, deixando a substância no local durante toda a noite. Repita isso todos os dias até que o calo suma.

 

Casca de banana verde

 

 

Pegue uma casca de banana verde e esfregue sobre a região do calo, fazendo com que o sumo liberado fique na região. Ou, se for possível, prenda a casca sobre o calo e deixe enquanto dorme. Faça isso por 5 dias ou até o calo sumir de vez.

 

Gelo

 

 

Quando a lesão do calo é recente (ou seja, quando a região ainda está avermelhada), usar gelo pode ajudar a amenizar a situação, reduzindo o inchaço e a dor. Envolva uma pedra de gelo em um pano ou guardanapo e aplique na região.

 

Talco

 

 

As propriedades emolientes do talco ajudam a tratar e prevenir os calos. Polvilhe a região e cubra com uma meia (pés) ou com uma gaze (mãos) e verá que com o tempo eles irão reduzir até sumirem.

 

Glicerina

 

 

A glicerina também possui propriedades emolientes importantes que podem ser usadas para amolecer e remover os calos. Misture 100 g de glicerina pastosa com 20 gotas de limão e passe na região. Sem enxaguar, deixe a mistura agir durante toda a noite, porém, ao acordar remova a substância, pois o limão, ao ser exposto ao sol, pode manchar a pele.

 

Como prevenir o surgimento de calos

 

 

Como tratamento clínico de prevenção, o ortopedista Gustavo Borgo recomenda que se diminua a pressão na região, reduzindo as lesões constantes no local.O médico ressalta a importância de sempre hidratar bem a pele com cremes específicos para evitar o surgimento de calos. Além disso, você deve sempre usar calçados confortáveis e adequados para cada pé e sempre que surgir algum, procurar um médico.

 

Isso porque, segundo Gustavo, “há alguns casos de formação de calo decorrente de pequenas deformidades ósseas”. Alguns casos que ele cita são os causados bem perto do dedo indicador e do meio dos pés, comum em mulheres que usam muito salto alto, pés planos (chato), joanete ou até mesmo o caso de diabéticos que precisam de acompanhamento constante em relação a essas lesões devido à perda de sensibilidade nos pés.

 

Dicasdemulher

 

 

 


Veja também:


23/09/2017 | 18h06min

» Gastronomia: Receita de macarrão sabor pizza

23/09/2017 | 17h57min

» Saúde: Testes indicam que vacina contra zika pode prevenir a transmissão na gravidez

22/09/2017 | 09h31min

» Campanha: Termina nesta sexta o prazo para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes


Comentários:


Voltar ao topo