No ar:
Meu Rincão - Marco Antônio Nunes    07h00min às 09h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Casa


14/05/2018 | 14h33min

Tipos de persianas para cada ambiente

As persianas se tornaram sinônimo de modernidade e sofisticação nos lares

Romana – de visual clássico. Foto: DivulgaçãoRomana – de visual clássico. Foto: Divulgação

Há alguns anos, as cortinas começaram a perder espaço para as persianas na decoração dos lares. As últimas costumavam ser encontrados somente em ambientes corporativos, pois conferiam um ar sério e formal. Hoje o pensamento mudou, e as persianas se tornaram sinônimo de modernidade e sofisticação nos lares.


As vantagens das persianas são, principalmente, oferecer um controle mais preciso de abertura e fechamento. Alguns modelos podem até mesmo ser controladas por botões, controle remoto ou computador. Nada como a tecnologia para trazer toda essa comodidade!


Neste post a Castinni Planejados mostra os principais modelos de persiana e suas recomendações de uso.



Persianas horizontais - podem ser formadas por lâminas de metal, madeira, PVC ou tecido. Elas não vedam totalmente a claridade, mas é possível movimentar as hastes para controlar a luminosidade no ambiente conforme o desejado. Além disso, permitem ventilação dentro do local e dão a sensação de pé direito maior.


Esse modelo é escolhido na maioria das casas para diversos ambientes, como cozinha, lavanderia, quarto e home office.

 



Rolô – aparência de painel com visual clean e prático. Os materiais mais utilizados são a tela solar, que ajuda a controlar o calor e filtra os raios UV; e o vinil, que é capaz de bloquear quase totalmente a entrada de luz, sendo ideal para inserir nos dormitórios e salas.

 


Romana – de visual clássico, seus segmentos dobram à medida em que são suspensos. Normalmente este tipo de persiana vem em cores neutras e, portanto, pode ser facilmente combinada com qualquer tipo de decoração. São encontradas em tecidos nobres, como seda ou fibras naturais, madeira ou tela solar. Recomendado para salas e ambientes mais sofisticados.


Persiana (ou cortina) celular – outra opção para vedar quase que completamente a entrada de luz. As cortinas celulares possuem design e material que facilitam o controle térmico, deixando o ambiente fresco no verão e aquecido no inverno. Além disso, geralmente oferecem proteção contra os raios UV. Uma opção bastante completa para a casa toda, em especial para dormitórios.


Cuidados na manutenção das persianas:


- Mantenha-as recolhidas sempre que for deixar as janelas abertas, já que o vento pode fazer com que elas batam e entortem.
- Tire o pó com um espanador ou pano seco. Use pano úmido somente em materiais molháveis, como pvc ou alumínio. 
- Para ampliar o pé direito do cômodo, ao instalar a peça, procure posicioná-la rente ao teto e 20 cm abaixo da parte inferior da janela.

 

Dica Castinni
 


Veja também:


20/07/2018 | 13h40min

» Gastronomia: Receita de pé de moça

17/07/2018 | 15h29min

» Nutrição: Milho apresenta benefícios dos superalimentos

17/07/2018 | 15h25min

» Saúde: Gastrite e úlcera: alimentos permitidos


Comentários:


Voltar ao topo