No ar:
Campo a Fora - Odilon Ramos    05h00min às 07h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Nutrição


08/05/2017 | 11h23min

Temperos que vão além do sabor e fazem um bem danado à saúde

Pimenta, cebolinha, alho estão nessa lista maravilhosa

Pimenta para a dor. Foto: DivulgaçãoPimenta para a dor. Foto: Divulgação

Uma forma fácil de prevenir a doença é, claro, cortar a quantidade de sal na comida. Mas você não precisa comer aqueles pratos sem graça por causa disso. Abaixo, sugerimos 12 temperos que, além de dar sabor aos pratos e ajudar você a precisar de menos sal, ainda trazem outros benefícios à saúde.

 

Alho

 

Sabe aquele cheiro de alho que impregna nas mãos, na boca, na vida? Pois é exatamente nele que estão as principais características desse tempero. O odor do alho é formado por compostos que contêm enxofre, e ele é bom para o tratamento de resfriados, infecções pulmonares e digestivas

 

Alecrim

 

A planta possui um óleo volátil – a rosemaricina – que melhora a circulação, estimula a digestão e possui um leve efeito diurético.

 

Canela

 

É um alimento termogênico. Assim, aumenta o metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso, ela é usada para tratar náusea, vômito e problemas digestivos. Já o óleo de canela contém eugenol, substância que tem uma leve ação sedativa e ajuda a relaxar a musculatura.

 

Cominho

 

Cientistas de Israel identificaram no cominho uma substância que pode ajudar a prevenir o câncer. Cominho também é rico em cálcio e vitaminas B1 e B2 – por isso, é bom para o fígado.

 

Cebolinha

 

Aquelas folhinhas em formato de tubo contém propriedades bactericidas, ajudam a controlar a pressão arterial e contêm as vitaminas A e C.

 

Coentro

 

Muito usado para temperar peixes, o coentro contém os flavonoides (antioxidantes) linalol, pineno e terpino, que auxiliam na digestão e têm propriedades bactericidas e fungicidas. A semente do coentro é rica nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio.

 

Louro

 

Aquela folhinha que você coloca para temperar o feijão estimula os sucos digestivos. O louro contém fitonutrientes, que previnem dores de cabeça.

 

Manjericão

 

Quem diria que aquele verdinho em cima da pizza margherita teria tantas propriedades! O manjericão é antioxidante, ajuda na digestão, alivia cólicas (alô, TPM!) e diminui a formação de gases. E ainda ajuda nas dores musculares, pois é rico em eugenol.

 

Noz-moscada

 

A erva, de cheiro e sabor bem fortes, é rica em miristicina e, por isso, é usada nos remédios para náusea, má digestão e cólica.

 

Orégano

 

Outro indefectível ingrediente das pizzas, o orégano também é antioxidante, contém muito cálcio e um óleo essencial com propriedades fungicidas. As folhinhas estimulam o sistema imunológico, melhoram a digestão e o trato respiratório.

 

Pimenta

 

As pimentas, abundantes no Brasil, têm capsaicina. A substância é usada no tratamento de diversos tipos de dores (lembrou da sua avó dizendo que “tudo que arde, cura”?). Estudos apontam que a capsaicina também libera endrominas no cérebro. Além disso, as pimentas são potentes vasodilatadores e descongestionantes, e são ricas em vitaminas A e C.

 

Tomilho

 

Bom para comer com carnes, o tomilho é digestivo. Como o alecrim, contém óleos voláteis que fortalecem o sistema imunológico e tem ação bactericida, fungicida e antiviral.

 

Fonte: Nutrição em Pauta


Veja também:


23/09/2017 | 18h06min

» Gastronomia: Receita de macarrão sabor pizza

21/09/2017 | 15h16min

» Serviço: Dicas para se refrescar com vinho no calor

21/09/2017 | 14h55min

» Beleza: Será possível evitar as rugas que surgem em volta dos olhos?


Comentários:


Voltar ao topo