No ar:
De Bem com a Vida - Ieda Beltrão    11h30min às 11h40min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Nutrição


10/03/2017 | 15h53min

Sementes de abóbora fazem um bem danado à saúde

Alimento altamente nutritivo, funcional e pode ser consumido de diversas maneiras

Ótimas receitas dessa semente poderosa. Foto: Divulgação/ciclovivo.com.brÓtimas receitas dessa semente poderosa. Foto: Divulgação/ciclovivo.com.br

As sementes de abóboras não costumam ser a parte mais comum nas receitas. Mas, este alimento é altamente nutritivo e funcional, além de poder ser consumido de diversas formas.

 

 A semente de abóbora é rica em potássio, cálcio, ferro, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E. Seu óleo é rico em Ômega 3. Ela possui altos níveis de proteínas, o que auxilia na perda de peso, e é rica em aminoácido triptofano que no organismo se converte em serotonina, ajudando a garantir uma noite de sono tranquila. Além disso, a semente auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento e previne doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas.

 

Semente de abóbora assada direto no forno

 

Retire as sementes da abóbora e lave-as. Deixe-as de molho por, pelo menos, uma hora em água com sal (ou não). Depois basta secá-las com um papel toalha e temperá-las da forma como quiser e levá-las ao forno até que fiquem douradas e crocantes.

Algumas opções de temperos para aperitivo são: sal marinho, molho inglês, azeite, margarina, ervas aromáticas, curry em pó e pimentas. Veja aqui um tutorial em vídeo que explica todo o processo.

 

Semente de abóbora caramelizada


Uma dica que fica uma delícia é caramelizar a semente com açúcar e condimentos. Veja aqui um tutorial em vídeo que explica todo o processo. É possível utilizar as sementes caramelizadas para fazer granola, crostas em doces, barrinhas de cereal ou até mesmo para receita de pé-de-moleque.



Pão com sementes de abóbora


As sementes de abóbora podem ser acrescentadas integralmente ou pré-assadas a receitas de pães e bolos, deixando-os mais ricos em fibras e vitaminas. Existem diversas receitas para fazê-los, veja aqui e aqui algumas sugestões.
 

 

CicloVivo 


Veja também:


26/07/2017 | 08h57min

» Beleza: Aprenda a fazer três máscaras capilares naturais

23/07/2017 | 16h06min

» Nutrição: Cacau é o novo queridinho das dietas nessa estação

23/07/2017 | 16h02min

» Gastronomia: Receita de chocolate quente


Comentários:


Voltar ao topo