No ar:
Pátria e Querência - Paulo Pinheiro    15h30min às 17h00min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Vida / Estilo » #meudog


12/09/2017 | 10h50min

Por que tosar meu cachorro?

Verão chegando, chegou a hora de dar um alívio aos peludões

 Lhasa Apso, como a Betty Boop necessitam de tosa mais frequente. Foto: Ieda Beltrão Lhasa Apso, como a Betty Boop necessitam de tosa mais frequente. Foto: Ieda Beltrão

Tosa de cachorros é o ato de aparar, tosquiar, cortar rente os pelos de nossos animais, no caso os cachorros. A tosa também envolve cuidados de higiene e limpeza de um cão,  e também possui uma grande importância no processo pelo qual a aparência física do cachorro é modelada para apresentação dos cães em competições de beleza.

 

Existem muitas raças que necessitam de tosa frequente, algumas delas até tem o tipo de tosa específico, assim como existem raças que não devem ser tosadas, mas mesmo estas raças que não devem ser tosadas, em alguns momentos a tosa se faz necessário para manter a saúde, higiene e bem estar do cachorro.

 

O pelo tem a função de evitar que o cão perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico, porém por outro lado, um pelo que não é cuidado, pelo menos escovado frequentemente, pode gerar o acúmulo de fungos, bactérias e parasitas, nocivos para a saúde do cachorro.

 

Especialmente na época de calor, o aumento de moscas e mosquitos começam a rondar nossos amiguinhos, isto porque adere um pouco da urina no pelo do cachorro e por vezes, pode acabar ficando até um resíduo de fezes no cachorro, estes insetos atraídos pelo odor e resíduos, acabam colocando ovos que causam as indesejadas bicheiras e bernes.

 

Alguns cachorros se lambem bastante, mantendo sempre a pelagem limpa e não correm risco de desenvolver bicheiras e bernes, já no caso de outros cães, a infestação por parasitas e insetos se torna mais frequente no verão, ou quando o cachorro fica velhinho, e já não tem mais aquela elasticidade para alcançar as partes intimas, ou sofrem de incontinência urinária, ou são muito peludos, enfim, a tosa higiênica nestes casos é sempre uma boa opção.

 

Qual a frequência que devo tosar meu cachorro?

 

Shih-tzu, Poodle, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês, e Lhasa Apso são raças que necessitam de tosa mais frequente, em torno de 45 dias. Yorkshire, Schnauzer, e Westie podem ser tosados a cada 2 ou 3 meses. Porém algumas das raças supracitadas necessitam de banho quase que semanalmente para que os pelos não embolem. Alguns cães sem raça definida também necessitam de tosa mais ou menos frequentes e caberá ao tosador analisar o caso de seu peludo com um acompanhamento mais personalizado.

 

A escovação frequente também evita os nós, remove a pelagem morta, ativa a irrigação sanguínea melhorando a circulação, além de espalhar a gordura natural da pele deixando os pelos mais brilhantes.

 

Posso tosar meu cachorro em casa?

 

Não, a tosa merece cuidados de um profissional especializado, as máquinas de tosa podem ferir o animal quando utilizadas por pessoas inexperientes, as lâminas aquecem, podem queimar o cachorro, principalmente as tosas higiênicas que são partes mais delicadas corre-se o risco de ferir o cachorro. As máquinas de tosa também precisam ser específicas para cachorro, com lâminas especialmente desenvolvidas para cada tipo de tosa. Também é importante ressaltar que uma máquina utilizada para corte de cabelo humano não estará preparada para cortar pelo de cachorro, não aguentará.

 

A escolha de um tosador

 

A escolha do tosador do seu cachorro é muito importante, verifique se o tosador é treinado em caso de uma emergência, se o ambiente é limpo e seguro evitando fugas, se ele tem experiência em banho e tosa, além de ser muito importante que ele goste do que faz, goste de cachorro, isto você conseguirá perceber observando o seu cachorro ou até assistindo através de paredes de vidro, ou em último caso, peça para ver como é feito, escolhido o tosador, o ideal é que não fique mudando, o cachorro acostuma com o local e o tosador e acaba se tornando menos estressante para ele estar no meio de pessoas já conhecidas por ele.

 

Enfim, por trás da tosa não esta apenas a estética, a saúde e o bem estar também são fatores importantíssimos, portanto, curta o seu amigão chegar limpinho e cheiroso, vocês terão momentos muito agradáveis juntos.

 

Blogdocachorro


Veja também:


24/11/2017 | 08h51min

» Nutrição: Aproveite todas as propriedades do brócolis

24/11/2017 | 08h37min

» Saúde: Mandioca, eleito o alimento do século

23/11/2017 | 16h24min

» Receita: Bolo de café com geleia de banana


Comentários:


Voltar ao topo