No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


01/02/2018 | 16h33min

Açúcar, carboidratos refinados e álcool são os principais inimigos dos cabelos

Conforme a nutróloga Cristiane Molon. Foto: DivulgaçãoConforme a nutróloga Cristiane Molon. Foto: Divulgação

Cabelos saudáveis não são apenas bonitos. Eles também refletem o bom funcionamento do organismo e servem para proteger o couro cabeludo. E, como parte do corpo, são afetados pelos hábitos, pela alimentação e pela falta de nutrientes essenciais.

 

De acordo com a nutróloga Cristiane Molon, a qualidade dos alimentos consumidos no dia a dia exerce grande influência sobre os fios e, por isso, as principais inimigas dos cabelos são as dietas ricas em açúcar, carboidratos refinados e álcool. “Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter efeito negativo sobre os folículos capilares", ensina.

 

A médica ainda explica que o baixo consumo de proteínas, como carne, ovos, leite e derivados, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra e interferir no crescimento. Por outro lado, a ingestão de água é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar e manter os fios sedosos.

 

Além de uma alimentação equilibrada, outro hábito que ajuda a garantir cabelos saudáveis é evitar banhos quentes e o uso excessivo de secadores e escovas. “Uma dica é não prender os fios ainda molhados e ter em mente que tinturas e alisamentos, como a escova progressiva, podem influenciar na queda”, complementa.

 

Alimentos amigos dos cabelos

 

- Arroz, feijão e lentilhas têm aminoácidos que, quando combinados, dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina. O feijão é uma grande fonte de biotina, ferro e zinco.

- Frutos do mar são ricos em magnésio, essencial para a formação dos fios.

- Vegetais de folhas verdes são fonte de vitaminas essenciais para o cabelo, como as vitaminas A e C, biotina, cálcio e ferro, que participa na formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares.

- Nozes são uma grande fonte de ácidos graxos, biotina e selênio e, ainda, têm propriedades anti-inflamatórias.

- Cenoura é rica em betacaroteno e a vitamina A.

- Aveia é rica em silício, vitaminas do complexo B e zinco.

- Salmão contém ômega 3 e selênio. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra.

- Quinoa também é uma ótima fonte de proteína.

- Frutas vermelhas, como morango, cranberry e mirtilo, oferecem flavonóides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea.

 


Veja também:


14/11/2018 | 12h14min

» #ficaadica: Alimentos que ajudam a ganhar músculos e emagrecer antes e depois do treino

13/11/2018 | 11h18min

» #fazbem: Receita de suco de jabuticaba

11/11/2018 | 13h26min

» Receita: Prepare maçã de chocolate


Comentários:


Voltar ao topo