No ar:
Essência Gaúcha - Marcelo Peronio    14h00min às 16h00min

Ouvir!     

» Geral » Literatura


23/11/2021 | 16h19min

Tito Becon conta a história de Santiago em livro rico em narrativas e imagens

”Do Povinho Até Santiago (1884-1984)", a obra deve ser lançada durante a Feira do Livro de 2022

Tito Becon, Mara, Fábio Monteiro e Fábio Palmeiro em reunião para falar do "Povinho" Foto: DivulgaçãoTito Becon, Mara, Fábio Monteiro e Fábio Palmeiro em reunião para falar do "Povinho" Foto: Divulgação

A história de Santiago está sendo contada em detalhes, como se fosse uma ata, em ”Do Povinho Até Santiago (1884-1984)". O autor de tal feito é o historiador e escritor Tito Becon. Apaixonado por Santiago, filho de família tradicional, com forte influência política na formação do município, Tito cresceu observando o desenvolvimento da hoje Terra dos Poetas.

 

Além da paixão política, Tito traz no coração alma de artista inquieto, escritor, amante da música, viagens (já percorreu mais de 45 países com o Grupo “Só Bobagem”) e mesmo longe de sua "terrinha", jamais se desligou. Muito pelo contrário, sabe que suas raízes são fincadas no "Povinho".

 

Morando há 15 anos em Brasília ao lado da mulher Mara Ferret Fagundes Becon, hoje Tito está aposentado da Câmara de Deputados, onde era servidor. Isso contribuiu ainda mais para que desse asas a uma vontade antiga: contar a história de Santiago, a sua cidade. 

 

Amparado por vasto material colhido ao longo dos anos, entre eles lembranças históricas da Família Becon, o escritor também conta com três fies escudeiros que estão contribuindo com material de pesquisa. O historiador Fábio Monteiro, o arquivologista Fábio Palmeiro e a pesquisadora Alexandra Souza. 

 

Em recente visita a Santiago, fez questão de dizer  que sim, o livro está sendo "gestado" com carinho, dedicação e riqueza de detalhes. 


"Santiago tem uma história impressionante, grandes feitos e nomes passaram por aqui. Somos um povo guerreiro e conhecer nossa história é muito bom", ressaltou. 


"Do Povinho Até Santiago (1884-1984)", a obra, deve ser lançada durante a Feira do Livro de 2022. Tito Becon explicou que devem ser dois volumes com vasta ilustração e muitas narrativas curiosas e surpreendentes.


Veja também:


03/12/2021 | 17h54min

» Economia: Dados do Caged confirmam 2021 como o melhor ano na geração de empregos deste século em Santiago

03/12/2021 | 16h00min

» Comércio: Em breve o Centro Empresarial de Santiago concluirá mais uma reforma em sua sede central

03/12/2021 | 10h22min

» Economia: IBGE recebe aval para contratar mais de 209 mil temporários para atuar no Censo 2022


Comentários:


Voltar ao topo