No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Serviço


13/03/2018 | 14h32min

Santiago vai poder liberar o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela

Já a vacinação contra a gripe inicia no dia 16 de abril

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Santiago está entre as cidades que vão liberar o Certificado Internacional da Vacinação contra febre amarela. A emissão do certificado é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

 

De acordo com a coordenadora do setor de imunizações do Centro Materno,  Bruna Oliveira, àquelas pessoas que vão viajar para o exterior terá de ter em mãos esse certificado, exigido no momento do embarque no aeroporto, portos, etc.

 

Esse certificado será emitido online pelo sistema da Anvisa, porém ainda não está sendo feito.  “Tão logo a Anvisa faça o treinamento com nosso pessoal, passaremos a fazer esse serviço, já que o município será referência da microrregional”, explica Bruna.

 

A emissão do certificado vai funcionar na seguinte forma. A pessoa aplica a dose de febre amarela, após basta se dirigir com a carteira de vacinação à secretária de Saúde, lá o servidor fará o cadastro da pessoas e em seguida emitirá a impressão do documento.

 

Picada de cobra

 

Bruna destacou também a falta de vacinas, que aos poucos começa a ser normalizada. A exemplo do soro antibotrópico (contra picada de cobra), que hoje tem no estoque do Hospital, já que houve uma demanda muito grande. "Tivemos vários casos de pessoas vitimas de picada de cobras", destacou Bruna. Uso de botas, evitar lugares perigosos, ter atenção a buracos são alguns dos cuidados para evitar acidente com animais peçonhentos. 

 

Vacina contra a gripe

 

Já a vacinação contra a gripe vai iniciar no dia 16 de abril a 15 de maio. A principio com os mesmo grupos de riscos do ano passado, com idodos, crianças e gestantes. Mas detalhes serão repassados no dia 11 de abril, quando haverá uma reunião para tratar sobre a vacinação contra a influenza. 

 

 


Veja também:


18/06/2018 | 22h00min

» Contrabando: Mercadorias estrangeiras são apreendidas em Santiago

18/06/2018 | 20h37min

» Saúde: Mudanças para incluir na rotina fitness e na dieta nos dias de frio

18/06/2018 | 16h26min

» Política: Eleições: outdoors, banners, cavaletes e outras formas de propaganda nas ruas estão proibidas


Comentários:


Voltar ao topo