No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Geral » Saúde


16/05/2017 | 11h52min

Frutas que ajudam a prevenir gripes e resfriados

Laranja, limão, maçã, morango, abacaxi e banana estão na lista

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

As vacinas não são a única forma de prevenir a gripe e resfriado, comuns nesta época do ano, em sua despensa pode ter uma variedade de alimentos que, naturalmente, vão ajudar a fortalecer seu sistema imunológico e ajudar a se defender contra germes invasores. Veja a lista de frutas que não podem faltar na sua dieta, se você quiser acabar com os espirros e outros incômodos sintomas da gripe e resfriados.

 

Laranjas e limões

 

Incluir em sua dieta diária a laranja ou limão, que são alimentos ricos em vitamina c, vai ajudar a aumentar a produção de células que combatem as infecções (linfócitos e macrófagos) e reduzem o risco de ataques virais e bacterianos. Além disso, a vitamina c, é um poderoso antioxidante que também protege as células dos danos causados ​​pelos radicais livres, otimiza o funcionamento das células que combatem as infecções, estimulando a produção de neutrófilos, o tipo mais comum de glóbulo branco que defende nosso corpo das infecções bacterianas.

 

Romã

 

Esta fruta pode fornecer grandes quantidades de antioxidantes para combater a gripe. De acordo com um estudos, o extrato de romã pode aumentar a resistência de células infectadas com diferentes vírus de gripes.

 

Kiwi

 

O kiwi é o campeão de vitamina C entre as frutas, fornece o dobro que uma laranja, contém fibras e é um poderoso antioxidante. Um kiwi por dia fornece a quantidade necessária de vitamina C e incluí-lo na dieta diária ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando assim as defesas contra vírus e bactérias.

 

Morango

 

Além do aroma, cor e sabor irresistível, os morangos são grandes aliados contra gripe e resfriados. Eles são ricos em vitamina C e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Morangos têm cerca de 60 mg de vitamina C por 100 gramas, o que supera a laranja.

 

Abacaxi

 

Assim como as laranjas e limões, o abacaxi é rico em vitamina C e outros minerais como cálcio e fósforo que fornecem proteção contra os radicais e tem um poderoso efeito antioxidante. Eles também são ricos em bromelina, uma enzima que atua como um expectorante e anti-inflamatório eficaz no caso de você ter muco, dor no peito ou na garganta, devido a um resfriado ou gripe.

 

Mamão

 

O mamão não é só uma fruta aliada da saúde digestiva, também é rico em vitamina C e A, cada 100 gramas tem cerca de 80 mg de vitamina C, que é a quantidade que contribui uma laranja. Ambas as vitaminas C e vitamina a, são fundamentais para o funcionamento do sistema imunológico e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Kansas, EUA, promoveriam a saúde respiratória e ajudam a prevenir gripes e resfriados.

 

Banana

 

A banana é conhecida por aliviar cólicas e ser rica em potássio, mas também fornece outros nutrientes e minerais que podem ajudá-lo a lidar com alguns sintomas de gripes e resfriados. É ideal para crianças ou idosos que perderam o seu apetite por causa da gripe e podem ser consumidas em fatias, batidas ou com outros alimentos.

 

Manga

 

Um copo de suco de manga, além de ser delicioso, pode ser uma excelente alternativa para combater a gripe e resfriados. Uma manga de tamanho médio contém até dois terços da ingestão diária recomendada de vitamina C e um terço da necessidade diária de vitamina A, vitaminas chaves para o sistema imunológico. Além disso, é um fruto com grande poder expectorante e anti-inflamatório.

 

Maçã

 

Longe de ser o fruto proibido, a maçã seria uma grande ajuda contra gripes e resfriados. É rica em vitamina C e A, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e tem efeito purificador que ajuda a remover as impurezas que envenenam o corpo. Para as doenças das vias respiratórias, é um excelente remédio natural.

 

Goiaba

 

Outra boa fonte de vitamina C são as goiabas e é outra excelente opção para fortalecer as defesas do organismo, pois estimula a produção de glóbulos brancos. Ela também tem efeito expectorante, de modo que pode ser usada para o tratamento de certas doenças do sistema respiratório e para reduzir a tosse. Para obter e explorar ao máximo as suas qualidades medicinais, o melhor é consumi-la no período da manhã, ou em forma de suco.

 

Mais informações

 

Beber muitos líquidos também é útil para prevenir a secura e a irritação no nariz e garganta, causados pelas infecções respiratórias, também impede que a mucosa torna-se muito espessa e difícil de remover e é importante para a função geral do corpo. Além disso, a febre pode causar desidratação, reduzindo a capacidade do corpo para combater doenças.


Veja também:


27/06/2017 | 10h46min

» Publicidade: Maçã, pepino e refrigerante estão na lista de promoções do Damian CenterLar!

27/06/2017 | 09h34min

» Cidade: Em coletiva, prefeito de Santiago, revela ações voltadas à geração de emprego e renda, entre elas Concurso Público

27/06/2017 | 08h55min

» Corrupção passiva: PGR denuncia Temer por crime de corrupção passiva


Comentários:


Voltar ao topo