No ar:
Buenas Tarde meu Santiago (2º parte) - Marco Antônio Nunes    18h00min às 18h45min

Ouvir!     

» Geral » Estado


29/11/2019 | 16h33min

Fiscais estaduais agropecuários do RS seguem em greve por tempo indeterminado

A Afagro estima 90% de adesão dos servidores da fiscalização agropecuária

Os Fiscais estaduais agropecuários do Rio Grande do Sul entraram em greve por tempo indeterminado desde a última terça-feira (26).

 

Os manifestantes citam o parcelamento de salários que já completa 48 meses, a falta de reposição de perdas inflacionárias e o pacote de reforma das carreiras do funcionalismo apresentado pelo governador Eduardo Leite à Assembleia Legislativa como motivações para a paralisação.

 

A Afagro estima 90% de adesão dos servidores da fiscalização agropecuária. Os participantes da greve, ligados ao Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Rio Grande do Sul (Sintergs) e à Frente dos Servidores Públicos (FSP), realizam os serviços de fiscalização dos abates de frigoríficos, da deriva do agrotóxico 2,4 D para culturas sensíveis e do lançamento e controle de dados da vacinação contra febre aftosa, fiscalização em propriedades assim como emissão da GTAs, guia de trânsito animal.

 


O Rio Grande do Sul conta com 84 frigoríficos de inspeção estadual. Entre eles, de acordo com a Afagro, aproximadamente metade têm fiscalização realizada exclusivamente pelos servidores.

 

A empresa ressalta que há mais de 100 outros estabelecimentos – como fábricas de derivados cárneos, lácteos, ovos e mel – que serão afetados.

 

Os fiscais realizam análises microbiológicas e físicos-químicas e influenciam a liberação de novos produtos.

 

A Inspetoria informa que a greve é por tempo indeterminado sendo que as EDAs (Escritórios de defesa agropecuária) de Unistalda e Capão do Cipó, estão funcionando normalmente.


Veja também:


12/12/2019 | 17h00min

» Economia: RGE coloca em prática o Plano Safra 2019-2020 focado no atendimento aos produtores de arroz

12/12/2019 | 16h08min

» Educação: Uri Santiago entra em recesso

12/12/2019 | 11h00min

» Economia: Funcionalismo: segunda parte do 13º sai dia 17 e folha de dezembro antecipada para 24


Comentários:


Voltar ao topo