No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio Ramos    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Geral » Educação


12/02/2020 | 05h33min

Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Respeitado o peso máximo permitido pela saúde da criança ou adolescente, e algumas regras simples, nenhuma mochila será prejudicial à rotina escolar

Nada de excesso de peso na mochila.  Foto: DivulgaçãoNada de excesso de peso na mochila. Foto: Divulgação

Uma das queridinhas dos estudanres na volta às aulas é sem dúvida a mochila. Cadernos, livros, apostilas, agenda, estojo, tudo isso vai dentro desse acessório prático.  Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: será que tudo o que a criança ou adolescente leva está ideal para o peso dele? 

 

O fisioterapeuta Guilherme Sanches explica que o peso máximo carregado pelos estudantes precisa ser 10% do seu peso corporal.  Ele inclusive cita que o Ministério da Saúde recomenda que o peso não ultrapasse em mais de 10% o peso da criança, ou seja, uma pessoa de 30 quilos não pode carregar mais do que 3 quilos de material.  

 

Hoje em dia, os modelos mais usuais de mochila são aquelas mais tradicionais, de alças, e as de rodinha. E uma vez respeitado o peso máximo permitido pela saúde da criança ou adolescente, e algumas regras simples, nenhuma delas será prejudicial à rotina escolar.

 

Dicas na hora de escolher a mochila

 

- Ao escolher uma mochila, é importante que ela seja leve. Quando estiver vazia, ela não deve pesar mais que meio quilo.

 

- Evite as mochilas de tira única – bolsa tipo carteiro –, pois elas não distribuem o peso uniformemente, o que pode também causar problemas de postura.

 

- As alças devem ser acolchoadas, reguláveis e com largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros. Tiras estreitas podem causar compressão nos ombros e restringir a circulação. É interessante também concentrar os objetos mais pesados no centro da mochila e mais próximos das costas.

 

- No caso das mochilas com rodinhas, é preciso ter cuidado com a alça do carrinho, que deve estar a uma altura apropriada. As costas devem estar retas ao puxá-la.

 

- Os pais e responsáveis devem conferir periodicamente as mochilas a fim de evitar que os filhos carreguem objetos desnecessários.

 


Veja também:


18/02/2020 | 13h08min

» Educação: MEC veta promoção e hora extra de universidade

18/02/2020 | 12h54min

» Educação: As aulas começaram para mais de 800 mil alunos em 2,5 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul

18/02/2020 | 12h33min

» Meio Ambiente: Vai ter coleta de pneus em Santiago nesta quarta-feira


Comentários:


Voltar ao topo