O Banrisul, em conformidade com a divulgação de práticas de segurança aos seus clientes, divulgou uma série de recomendações. Segundo o banco, a instituição não envia alguém até a residência do cliente para recolher cartões de crédito ou de conta corrente; Recomenda que quando for destruir um cartão, corte o chip, assegurando que tenha sido destruído e não possa mais ser utilizado.
A tarja magnética deve ser cortada e cartão picotado em pedaços pequenos; nunca empreste ou entregue o seu cartão a terceiros, nem permita que o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver a troca ou furto do cartão; Cuidado com mensagens recebidas por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais dizendo ser do Banrisul; o Banrisul nunca envia links por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens e nunca liga ou envia mensagens solicitando ativação do Banrisul Digital ou do PIX no nome do cliente.
O Banco alerta ainda que nunca solicita senhas por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro canal. Operações de cancelamento de cartão ou cancelamento de transações, não necessitam da digitação da senha e não liga pedindo para instalar aplicativos no computador ou smartphone.
O Banrisul mantém, no site oficial (www.banrisul.com.br), uma sessão atualizada com diversas dicas de segurança para os clientes Em caso de dúvidas, os clientes podem ligar para o SAC, no número 0800.646.1515.