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13/03/2020 | 07h50min

Alimentos que ajudam a manter a saúde do seu fígado em dia

Limão, maçã e alho estão na lista

Limão reduz a inflamação. Foto: DivulgaçãoLimão reduz a inflamação. Foto: Divulgação

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Ele está entre os órgãos que mais desempenham funções em nossos corpos e está diretamente ligado a uma das áreas mais fundamentais de nosso organismo: a alimentação.

 

Esse órgão tem muitas funções essenciais em nossos corpos, algumas delas são:

 

Secretar a bile.
Filtrar o sangue de bactérias nocivas.
Armazenar glicose.
Produzir proteínas nobres.
Usar o açúcar como fonte de energia.
Desintoxicar o organismo.
Sintetizar o colesterol.
Fornecer ferro ao corpo.

 

O trabalho do fígado é vital para que possamos manter nossos corpos saudáveis, e é por isso que devemos cuidar muito bem dele, alimentando-o com as comidas corretas e evitando qualquer tipo de excesso.

 

Os 5 alimentos que o seu fígado mais gosta, comprovados por nutricionista!

 

 Brócolis

 

O brócolis é um alimento que a maioria das pessoas aprende a apreciar apenas depois da idade adulta, mas ele deve ser presente na alimentação desde o começo da vida, porque possui propriedades nutricionais muito valiosas. No fígado, o brócolis ajuda a neutralizar elementos que podem causar um mau funcionamento.

 

Cardona disse na entrevista que a importância do brócolis está no fato de que ele ajuda a reduzir a síntese de colesterol.

 

Abacate

 

O abacate tem começado a tornar-se muito aceito e apreciado por pessoas de diferentes idades do mundo inteiro. Ele é muito versátil e também pode ser um grande aliado para manter a saúde do fígado em dia.

 

Cardona recomenda que consumamos o abacate por conta de suas gorduras saudáveis, mas alerta para não exagerarmos, porque em excesso pode causar a condição conhecida como ‘fígado gorduroso’. Ela acontece uma quantidade elevada de triglicéridos se acumula de maneira anormal nas células do fígado formando grandes vesículas.

 

A condição é reversível, mas é sempre bom prevenirmos.

 

Maçã

 

A maçã é ótima para o fígado porque tem uma grande quantidade de vitamina C, poderosos antioxidantes que protegem as cécluas de danos externos, e fibras.

 

Nesse momento, a nutricionista acrescenta que esse é um aspecto que deve ser cuidado, já que entre outras funções, as as proteínas formadas no fígado transportam ferro, vitamina A e cobre para o resto do corpo, no qual nutrientes são necessários.

 

Limão

 

Assim como a maçã, o limão é também rico em vitamina C. Cardona comenta que o suco dessa furta possui uma grande quantidade de vitamina C concentrada, e que apenas um pequeno limão nos fornece um terço da quantidade diária recomendada da vitamina.

 

A nutricionista também destacou um estudo publicado pela US National Health Library que descobriu que o suco de limão possui muitos “antioxidantes que reduzem a inflamação, eliminam os radicais livres e melhoram a capacidade do organismo de processar glicose”.

 

Alho

 

O alho pode ajudar a regular e melhorar a função hepática, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, de acordo com o que relatou a nutricionista Grace Fjeldberg ao Clínica Mayo. Ela ainda acrescentou que esmagá-lo e consumi-lo é uma ótima maneira de aproveitar as suas propriedades.


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