No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


13/04/2018 | 13h55min

Ala psiquiátrica do Hospital de Caridade de Santiago enfrenta dificuldades de espaço

De acordo com a diretora técnica, Sonia Nicola existem apenas 10 leitos

Hospital de Caridade de Santiago. Foto: Ieda BeltrãoHospital de Caridade de Santiago. Foto: Ieda Beltrão

Muitas internações e uma significativa lista de espera na ala psiquiátrica do  Hospital de Caridade de Santiago (HCS). De acordo com a diretora técnica, Sonia Nicola existem apenas 10 leitos. Reitera  que a prioridade passa a ser a chamada internação compulsória, determinada pela justiça.

 

Sonia lembrou que o HCS representa trinta e duas cidades. Hoje estão internadas na ala psiquiátrica seis mulheres e quatro homens. Sonia explica que com o fechamento da Casa de Saúde, Santiago passou a ser o único município a internar mulheres, dificultando em muito o serviço.

 

A lista de espera sempre vai estar além, incluindo pacientes de fora, como de Santa Maria, por exemplo, a maioria com compulsória. Sonia Nicola reitera que muitas vezes a família entra em desespero, procura a Justiça e pede a internação imediata, o que não deixa de ter razão. O maior problema neste processo é a limitação de leitos, com prioridade para a cidade de Santiago.

 

Observou ainda que está cada vez mais frequente a entrada de pessoas, no pronto socorro, em surto e pelo uso exagerado de medicamentos, com tentativa de suicídio ou de chamar atenção de alguém a cerca de seu sofrimento.

 

No entendimento do Estado o número de leitos da ala psiquiátrica do HCS é suficiente, o que causa enorme ansiedade na administração da instituição em tentar solucionar a demanda.

 

A partir de agora, no momento da internação o CAPS vai acompanhar o tratamento e resgatar o paciente em alta para dentro do Centro de Assistência Psicossocial. Em Santiago existem o Caps AD e Caps Nossa Casa.


Veja também:


18/06/2018 | 22h00min

» Contrabando: Mercadorias estrangeiras são apreendidas em Santiago

18/06/2018 | 20h37min

» Saúde: Mudanças para incluir na rotina fitness e na dieta nos dias de frio

18/06/2018 | 16h26min

» Política: Eleições: outdoors, banners, cavaletes e outras formas de propaganda nas ruas estão proibidas


Comentários:


Voltar ao topo